No Verão chegam os dias mais longos, as temperaturas mais quentes, a atividade física ao ar livre e os banhos de piscina e de mar!
É essencial manter-se hidratado durante todo o ano. Porém, nesta estação do ano, devemos ter cuidados redobrados com os níveis de hidratação do nosso corpo.
No verão há uma perda de líquidos diária maior que o normal. Com o aumento das temperaturas, aumenta a transpiração e o risco de desidratação. A transpiração é um sistema de defesa que tem como objetivo manter a temperatura corporal e o suor é a forma como nosso corpo elimina o calor.
É essencial manter-se hidratado durante todo o ano. Porém, nesta estação do ano, devemos ter cuidados redobrados com os níveis de hidratação do nosso corpo.
Beber água regularmente é essencial para repor os líquidos do organismo e regular a temperatura do corpo. Além disso, manter-se hidratado no verão é fundamental para evitar outros problemas de saúde mais comuns nas estações quentes. A exposição solar, se for em excesso ou não for feita de forma correta, pode causar insolações e queimaduras.
Um consumo desadequado de água compromete a regulação da temperatura corporal e afeta a pressão arterial, exigindo um maior esforço cardíaco, um maior esforço renal e, consequentemente, uma maior dificuldade em eliminar substâncias tóxicas. É de salientar ainda que a própria digestão se torna mais difícil e o trânsito intestinal é afetado pela má hidratação, podendo ser causa de obstipação.
Tenha especial atenção às pessoas ao seu redor como crianças, idosos ou pessoas doentes. Estes poderão ter uma perceção de sede diminuída, pelo que devem ser incentivados a ingerir água.
Dica: No verão, beba água regularmente ao longo do dia, mesmo que não sinta sede!