Reduzir o consumo de plástico é um dos maiores desafios que enfrentamos nos dias de hoje. Hoje, a sociedade como um todo, está cada vez mais consciente da importância de reduzir o consumo do plástico em benefício do planeta. O problema global da geração de resíduos é de primeira ordem, daí a necessidade urgente de pensarmos em várias formas de reduzir o consumo de plástico no nosso dia-a-dia.
Até os pequenos gestos são poderosos. Nos últimos anos alguns hábitos já começaram a mudar, seja de forma voluntária ou obrigatória.
O uso dos sacos de plástico numa ida ao supermercado já não é tão frequente como antes, hoje em dia estes já não são gratuitos.
Uma ideia fácil para reduzir o consumo de plástico é utilizar sacos de tecido ou de outro material mais resistente para que sejam descartáveis. Antigamente todas as casas tinham sacos para levar o pão e cestos para comprar frutas e verduras. É uma boa ideia recuperar esses hábitos para diminuir o consumo de plástico!
Para além do facto dos sacos de plástico já serem pagos nos supermercados, em alguns sectores, como na venda de produtos a granel (frutas, verduras, legumes, etc.) os sacos de plástico são colocam à nossa disposição. Uma boa medida para reduzir o desperdício é utilizar o mínimo de sacos possível.
É sempre melhor comprar uma alface natural do que uma alface que vem embalada em plástico. O mesmo se aplica a outros alimentos: as frutas a granel têm melhor aparência, sabor e nutrientes do que as embaladas em plástico. Por questões de saúde, economia e ecologia, é melhor reduzir o consumo de plástico e contribuir no combate ao problema global da geração de resíduos.
Outro exemplo é as garrafas de água de plástico de única utilização. Não faz sentido que nos dias de hoje, tendo as mais variadas opções para poder usufruir da melhor água em sua casa, graças a equipamentos como máquinas de água, filtros, máquinas de filtração que retiram substâncias e convertem água de qualidade em água doméstica, continuar a gastar fortunas em garrafas de água de plástico de única utilização que eventualmente se tornará mais lixo para o planeta.
Outra ideia para reduzir o consumo de plástico é deixar de utilizar colheres, pratos e copos de plásticos. Opte por utensílios feitos de outros materiais, educando os mais pequenos que o uso de outros tipos de materiais é possível em qualquer ocasião. O mesmo acontece quando vamos a um refeitório e nos servem colheres e copos de plástico, uma boa ideia é pedir colheres ou copos de outros materiais que respeitem o meio ambiente.
Devemos pensar em substituir os plásticos de cozinha por utensílios feitos de outros materiais e que cumpram a mesma função: trocar os recipientes de plástico utilizado para acondicionar alimentos por recipientes de vidro ou cerâmica que também são resistentes ao calor e ao frio. Da mesma forma, podemos trocar as colheres de cozinha de plástico ou silicone por colheres de madeira ou de metal.
Se parar e olhar à sua volta vai perceber quanto plástico está a utilizar todos os dias, essa quantidade de lixo é insustentável para o planeta.
Dica: Vamos mudar a nossa relação com o plástico em prol de todos nós, o nosso planeta agradece!