Qualquer que seja a atividade que vai realizar, seja praticar desporto, passear ou trabalhar, é importante levar sempre uma garrafa de água consigo para se hidratar ao longo do dia.
Porém, nem todos os materiais com os quais as garrafas de água são feitas são iguais, alguns são mais adequados não só para si mas para preservar as propriedades da água.
No mercado temos várias opções: garrafas reutilizáveis de vidro, de aço inoxidável, de plástico ou de outros materiais. É conveniente saber quais são as diferenças entre cada um deles!
Comecemos com os materiais mais frequentes, mas também, os mais incorretos. É absolutamente desaconselhável encher uma garrafa de água de plástico e utilizá-la repetidamente dia após dia. Em primeiro lugar, porque a água engarrafada foi concebida e fabricada para uma única utilização. Além disso, algumas das garrafas de água engarrafadas no mercado contêm uma substância chamada Bisfenol A. Alguns estudos científicos mostram que o plástico rígido com o qual essas garrafas são feitas, à base de policarbonato, contém um aditivo, BPA, que pode ser prejudicial para nosso corpo em certas doses.
No entanto, deve-se dizer que nem todas as garrafas de plástico contêm Bisfenol A. As garrafas de água feitas de plástico flexível de polietileno tereftalato (PET) não usam Bisfenol A como aditivo. Em princípio, a embalagem deve indicar de que material é feita a garrafa de plástico porém, essa informação nem sempre é visível para o consumidor.
Dadas as dúvidas que existem sobre o plástico como material para encher garrafas de água, vale a pena apostar noutros materiais que nos ofereçam mais garantias sanitárias e higiénicas, como, por exemplo, o vidro e o aço inoxidável. Em primeiro lugar, por questões de higiene, mas também por se tratarem de materiais reutilizáveis, que podem ser utilizados inúmeras vezes com total tranquilidade e segurança.
Embora o vidro e o aço sejam as melhores opções, muitos atletas preferem o plástico porque pesa menos, é mais resistente e é mais barato. Nos últimos anos, alguns fabricantes de garrafas reutilizáveis para atletas trouxeram garrafas de plástico Bisfenol A. Para isso, utilizaram o código BPA Free.
As garrafas de água que são colocadas nas bicicletas ou vendidas em lojas de equipamentos e equipamentos para caminhadas, geralmente são feitas de plástico sem BPA. São, portanto, ideais para serem enchidas com água antes praticar exercícios físico. A vantagem deste tipo de garrafas de plástico especiais é que são feitas de materiais fortes e reforçados. Este tipo de garrafa de água reutilizável também possui um sistema especial de fecho para evitar que a água verta durante a prático do exercício. São uma excelente opção para os atletas!
Em sua casa, as prioridades são outras. Não procura um material com um design tão desportivo. Precisa de garrafas de água de um material mais duradouro e com acabamentos mais atraentes. O aço inoxidável é uma boa opção, embora também seja um dos materiais mais caros.
O aço inoxidável, o cristal ou o vidro são ótimas opções de materiais para a sua garrafa de água reutilizável! O aço é um material bastante utilizado em garrafas térmicas pois ajuda a manter as bebidas quentes ou frias. O vidro é um material utilizado há séculos para armazenar água e outros líquidos. A única desvantagem do vidro é que parte mais facilmente do que qualquer outro material com o qual normalmente engarrafamos a água.
Porém, além das características do recipiente, o importante é que a água com que se enche as garrafas tenha todas as garantias de qualidade!
Dica: Conheça as várias garrafas de água reutilizáveis da Fonte Viva assim como todos os acessórios de água amigos do ambiente!