O consumo responsável de água deve estar na base das políticas de todos os países. A água é um recurso escasso, o consumo responsável de água é essencial se queremos um mundo mais justo e sustentável, de acordo com o último relatório da ONU.
Em março, as Nações Unidas publicaram o último relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo 2015, elaborado no âmbito do Programa Mundial sobre a Evolução dos Recursos Hídricos (WWAP).
Este relatório indica que até 2030, se não houver mudanças, o nosso planeta terá um défice hídrico estimado de 40%. Concluindo que, para reverter esse quadro, é fundamental mudar todas as políticas para aprender e gerir de forma sustentável, ou seja, aprender a consumir água com mais eficiência.
Mas a solução para esse problema é muito mais complexa do que parece. O acesso aos recursos hídricos é decisivo para o desenvolvimento econômico e, sobretudo, para o combate à pobreza e à desigualdade. A gestão da água será a grande força de trabalho do mundo nas próximas décadas.
A contaminação de aquíferos subterrâneos e a influência negativa das alterações climáticas, juntamente com a intensificação da pressão de todos estes aspetos sobre os recursos hídricos disponíveis, irão causar num futuro não tão distante uma competição significativa pela disponibilidade de água entre os diferentes setores econômicos afetados.
Com este panorama sombrio que este relatório nos mostra, é fundamental modificar os métodos que atualmente se utilizam para avaliar, gerir e utilizar um recurso vital como a água. O consumo responsável de água deve estar na base das políticas de todos os países, com uma visão ampla do problema a médio e a longo prazo e levando em consideração as questões ambientais.
Dica: Consumir água de forma responsável é um desafio importante que se coloca para um futuro imediato. É o futuro do planeta que está em jogo!