Devemos cuidar do nosso planeta e repensar alguns hábitos de consumo!
Estima-se que o consumo de água ocorre 26% das vezes fora de casa, maioritariamente em garrafas de plástico descartáveis, não sendo esta a opção mais sustentável para o planeta.
O termo "plástico" lembra imediatamente as garrafas de água mineral, o típico recipiente "descartável" que satura o meio ambiente devido aos impressionantes volumes de produção.
O problema é que o plástico tem um uso muito mais amplo e é utilizado em praticamente todas as áreas das atividades humanas. Muitos dos objetos que antes eram feitos de madeira, tecido ou metal agora são feitos de plástico. O plástico nasceu como um material económico, leve e resistente, feito para durar ao longo do tempo, portanto, deve ser utilizado o maior tempo possível e, posteriormente, ser descartado ou reciclado de forma adequada no final da sua vida útil. Porém, o custo de produção e a flexibilidade desses materiais fazem com que sejam cada vez mais utilizados para objetos descartáveis (pratos e talheres, cápsulas, etc), uma contradição que causa muitos danos no meio ambiente.
Para além das quantidades, o uso incorreto desses materiais também é um problema. Muitos plásticos são armazenados por séculos em aterros sanitários ou acabam por se dispersar no meio ambiente para finalmente chegar ao mar, mar esse que se está a tornar no maior recipiente de resíduos da história da humanidade.
Fala-se muito do impacto ambiental do plástico, um material muito utilizado no nosso dia-a-dia. Este impacto é especialmente percetível nas dificuldades de gestão para a eliminação de objetos de plástico, uma vez que, pela sua natureza, não são biodegradáveis e apresentam uma elevada persistência ambiental.
Isso acaba por gerar grandes quantidades de plástico no mar, formando uma camada e tornando-se assim num “mar de plástico”.
Reverter o processo é possível e necessário e, para isso, é necessária a contribuição de todos!
Os governos devem promover políticas fortes de “uso / reutilização” que sejam compatíveis com o ambiente em que vivemos.
As indústrias podem favorecer a produção de materiais biodegradáveis em vez de materiais sintéticos para recipientes, embalagens e itens descartáveis.
Até o cidadão, individualmente, pode eliminar facilmente o plástico do seu dia-a-dia!
Dica: Cerca de 1 em cada 2 pessoas já utiliza garrafas de água reutilizáveis e bebe água da torneira para evitar garrafas de plástico, faça o mesmo e conheça as nossas soluções amigas do ambiente!